Jurisprudência em Teses traz novos entendimentos sobre embargos de declaração

Notícias

Jurisprudência em Teses traz novos entendimentos sobre embargos de declaração

Escrito por Bertol Sociedade de Advogados

10/05/2022

A Secretaria de Jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça (STJ) disponibilizou a edição 191 de Jurisprudência em Teses, sobre o tema Embargos de Declaração III. A equipe responsável pelo produto destacou duas teses.

A primeira aponta que a ausência de manifestação sobre o méritoDiz respeito ao conteúdo do direito que o autor afirma ser titular. de recurso que não ultrapassou o juízo de admissibilidade não caracteriza omissão apta a autorizar a oposição de embargos de declaração. 

O segundo entendimento mostra que diante da reiterada oposição de embargos de declaração meramente protelatórios, deve ser determinada a baixa dos autosExpressão usada para comunicar o fim do processo, após as determinações constantes na decisão serem cumpridas e não existir recurso. à origem independentemente da publicação do acórdãoÉ a decisão do órgão colegiado de um tribunal. No caso do STJ pode ser das Turmas, Seções ou da Corte Especial recorrido e da certificação do trânsito em julgado.

A ferramenta

Lançada em maio de 2014, Jurisprudência em Teses apresenta diversos entendimentos do STJ sobre temas específicos, escolhidos de acordo com sua relevância no âmbito jurídico.

Cada edição reúne teses identificadas pela Secretaria de Jurisprudência após cuidadosa pesquisa nos precedentes do tribunal. Abaixo de cada uma delas, o usuário pode conferir os precedentes mais recentes sobre o tema, selecionados até a data especificada no documento.

Para visualizar a página, clique aqui

Fonte: STJ Noticias

Deixe seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Acompanhe nosso instagram

Assine nossa newsletter