Informativo destaca eficácia subjetiva de sentença coletiva e violação de direitos autorais em serviço de clipping

Notícias

Informativo destaca eficácia subjetiva de sentença coletiva e violação de direitos autorais em serviço de clipping

STJ Jurisprudência

13/09/2023

Clipping – ou clipagem, em português – é o processo contínuo de monitoramento, análise e arquivamento de menções feitas na mídia a uma determinada marca. É feito por agências e ferramentas especializadas, sob a forma de relatórios quantitativos e qualitativos com dados como data, veículo, relevância, tema da matéria, sentimento, valoração e audiência estimada.

​A Secretaria de Jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça (STJ) divulgou a edição 785 do Informativo de Jurisprudência. A equipe de publicação destacou dois julgamentos. 

Em um deles, a Primeira Turma, por unanimidade, decidiu que a eficácia subjetiva da sentença coletiva abrange os substituídos domiciliados em todo o território nacional desde que proposta por entidade associativa de âmbito nacional, em desfavor da União, na Justiça Federal do Distrito Federal. A tese foi fixada no AgInt no REsp 2.122.178, de relatoria do ministro Gurgel de Faria. 

No outro processo, a Terceira Turma, por maioria, definiu que o serviço de clipping, consistente na elaboração e na comercialização de matérias jornalísticas e colunas publicadas em jornais, sem autorização do titular do conteúdo editorial ou remuneração por seu uso, viola direitos autorais do titular da obra. O entendimento foi firmado no REsp 2.008.122, de relatoria da ministra Nancy Andrighi.

Informativo de Jurisprudência divulga periodicamente notas sobre teses de relevância firmadas nos julgamentos do STJ, selecionadas pela repercussão no meio jurídico e pela novidade no âmbito do tribunal.

Para visualizar as novas edições, acesse Jurisprudência > Informativo de Jurisprudência, a partir do menu no alto da página. A pesquisa de informativos anteriores pode ser feita pelo número da edição ou pelo ramo do direito.

Fonte STJ Jurisprudência

Deixe seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa newsletter